Escritura e registro do imóvel: entenda as diferenças

O processo para adquirir um imóvel passa por uma série de documentos. Nesse quesito, é inevitável não falar da escritura e do registro do imóvel, documentações muito conhecidas e às vezes confundidas por algumas pessoas.

Leia também: Saiba quais são os benefícios da antecipação de parcelas

A primeira diferença entre eles é o local onde são realizados. A escritura, por exemplo, pode ser feita em qualquer cartório de notas. O registro, por sua vez, é realizado pelo Cartório de Registro de Imóveis que abrange o local do empreendimento. Por conta disso, é preciso saber exatamente qual órgão você procura, assim evitando perda de tempo e agilizando a obtenção do documento correto.

Escritura e registro do imóvel se diferenciam principalmente em suas funções

Os documentos também contam com objetivos diferentes, sendo necessário possuir os dois para garantir que o imóvel é seu. No caso da escritura, a sua função é a de conceder o direito de uso do imóvel, sem que a posse seja totalmente reconhecida. Para isso, é necessário obter o registro.

Dessa forma, é recomendado que a escritura seja elaborada primeiro, cabendo a obtenção do registro logo em seguida.

Leia também: Como planejar a construção de uma casa

C Munhoz

Em 1938, foi constituída a Cia Líder Construtora, empresa que se tornou, desde cedo, criadora de novos loteamentos e bairros. Uma ação pioneira de abertura do mercado da habitação própria para quem tanto dela precisava. A intensa atividade da Cia Líder Construtora, que se tornou Adiplan e hoje é C Munhoz, resultou na comercialização de milhares de lotes na cidade de São Paulo e em municípios circunvizinhos.

Criar novos produtos para novos hábitos e fazê-lo da melhor forma, focado na renovação permanente. Essa é a essência que a C Munhoz se firma há mais de 80 anos. Os loteamentos nascem por concepção altamente profissionalizada, satisfazem desejos, realizam sonhos e encantam. Trata-se da forma de servir clientes que a empresa conhece e se incumbe a cada etapa do projeto. As expressivas marcas alcançadas e a satisfação de seu público são o cerne de todas as atividades executadas pela C MUNHOZ. Esse princípio, aliás, está expresso no conceito da marca: o que faz, faz melhor. Acesse nosso siteFacebook e Instagram para conhecer mais sobre a C Munhoz.



  • Primeiro acesso ? Crie uma conta