No mercado imobiliário, a presença de diversas empresas e serviços, como loteadoras e construtoras, pode gerar confusão para quem está pensando em investir ou comprar imóveis. Compreender claramente as funções e serviços oferecidos por cada uma delas é essencial para tomar decisões seguras e bem-informadas.
Sendo assim, a loteadora é responsável pela subdivisão e preparação de terrenos, criando a infraestrutura necessária para futuros projetos de construção. A principal função de uma loteadora é transformar grandes áreas de terra em lotes urbanizados prontos para a construção. Isso inclui:
- Planejamento urbano: Estudo e planejamento de áreas para desenvolvimento, garantindo que estejam alinhadas com as regulamentações locais e a demanda do mercado;
- Desenvolvimento de infraestrutura: Implementação de redes de água e esgoto, eletricidade, ruas, e outros serviços essenciais que tornam a terra pronta para construção;
- Aquisição de terras: Loteadoras adquirem terrenos por meio de negociações com proprietários, leilões, parcerias com investidores ou até permutas. Em alguns casos, colaboram com órgãos governamentais para obter áreas destinadas a projetos urbanos.
Leia também: More com conforto e conveniência no Jardim Marcelino em Caieiras
Construtora: Transformando planos em realidade
Enquanto as loteadoras preparam o terreno, as construtoras são responsáveis pela construção das estruturas. Elas lidam com a parte prática do desenvolvimento imobiliário, erguendo edifícios e casas a partir dos terrenos preparados. As principais funções de uma construtora incluem:
- Execução de projetos: Transformação de projetos arquitetônicos em construções reais, desde a fundação até os acabamentos finais;
- Gerenciamento de obras: Coordenação de todas as etapas do processo de construção, incluindo a contratação de equipes, aquisição de materiais e supervisão do cumprimento de normas de segurança;
- Comercialização de unidades: Em alguns casos, as construtoras também são responsáveis pela venda das unidades construídas.
Principais serviços oferecidos por loteadoras e construtoras
Para entender melhor o papel específico de cada uma dessas entidades no mercado imobiliário, vamos resumir os principais serviços que elas oferecem:
Loteadoras:
- Planejamento e estudo de viabilidade de áreas para desenvolvimento;
- Subdivisão de grandes áreas em lotes prontos para construção;
- Desenvolvimento e implementação de infraestrutura urbana básica;
- Comercialização dos lotes resultantes.
Construtoras:
- Desenvolvimento e execução de projetos arquitetônicos;
- Coordenação e gerenciamento completo de obras;
- Aquisição e logística de materiais de construção;
- Garantia da qualidade e conformidade das construções;
- Em alguns casos, venda e comercialização das unidades construídas.
Leia também: Veja a importância de comprar um loteamento regularizado
C MUNHOZ
Em 1938, foi constituída a Cia Líder Construtora, empresa que se tornou, desde cedo, criadora de novos loteamentos e bairros. Uma ação pioneira de abertura do mercado da habitação própria para quem tanto dela precisava. A intensa atividade da Cia Líder Construtora, que se tornou Adiplan e hoje é C MUNHOZ, resultou na comercialização de milhares de lotes na cidade de São Paulo e em municípios circunvizinhos.Criar novos produtos para novos hábitos e fazê-lo da melhor forma, focado na renovação permanente. Essa é a essência que a C MUNHOZ se firma há mais de 80 anos.Os loteamentos nascem por concepção altamente profissionalizada, satisfazem desejos, realizam sonhos e encantam.
Trata-se da forma de servir clientes que a empresa conhece e se incumbe a cada etapa do projeto. As expressivas marcas alcançadas e a satisfação de seu público são o cerne de todas as atividades executadas pela C MUNHOZ. Esse princípio, aliás, está expresso no conceito da marca: o que faz, faz melhor. Acesse nosso site, Facebook e Instagram para conhecer mais sobre a C MUNHOZ.