Conheça estratégias para deixar sua nova casa mais segura

Entre as questões que precisam ser pensadas na construção de um novo lar, além do design e conforto, é como ter uma casa segura. Para se ter uma ideia, apenas na cidade de São Paulo, tiveram mais de 6,4 mil casos de furtos e roubos a residências em 2018, de acordo com o levantamento da polícia.

Leia também: Ventilação, luz solar e mais: veja seis dicas de como planejar uma casa ideal

Contudo, especialistas em segurança e na área de construção defendem que projetar uma casa com muros muito elevados e portões vazados seja a opção mais segura. Isso porque, caso entre um ladrão na residência, o perigo será muito maior, já que nenhum vizinho ou alguém que esteja passando pela rua poderá perceber algo suspeito. Sendo assim, o mais seguro é optar por painéis e portões metálicos vazados nas extremidades do terreno.

Ainda falando sobre a parte externa da casa, é recomendável instalar pequenas lanças de aço em vez de cercas elétricas. A alternativa também é mais agradável esteticamente, já que pode ser escondida com plantas.

Já quando se fala no lado interno da casa, o melhor é optar por janelas com vidro laminado ou blindado em vez de grades. Uma casa com muito recursos de segurança à mostra pode passar a ideia de que há muitos itens de valor no interior da residência, chamando a atenção de assaltantes.

Iluminação intensa deixa casa mais segura

casa mais seguraInvestir na iluminação externa que anule pontos onde os ladrões podem se esconder também é uma boa estratégia de segurança, principalmente se for acesa por meio de um sensor de movimentos. Mas lembre-se: luzes acesas no meio do dia significa que os donos da casa estão viajando, então utilize um sistema de monitoramento acessado à distância pelo celular para agendar o acionamento das luzes. Assim, a ação criminosa poderá ser inibida.

Por fim, um jogo de câmeras tanto do lado de dentro quanto de fora ajudam a monitorar a movimentação na casa e antecipar um chamado da polícia, se necessário.

Leia também: Veja como escolher um loteamento para investir



  • Primeiro acesso ? Crie uma conta