WHATSAPP

11 4445.7777

TELEFONE

11 4444.8888

FALE COM
O CONSULTOR
COMERCIAL

WHATSAPP

11 4445.7777

TELEFONE

11 4444.8888

ATENDIMENTO

CHAT ONLINE

E-MAIL

FORMULÁRIO

Conheça os sistemas construtivos na Construção Civil

Os sistemas construtivos são essenciais para o sucesso de projetos arquitetônicos e o desenvolvimento de infraestruturas em áreas urbanas e rurais. Tradicionalmente, a alvenaria convencional tem sido a escolha predominante para a construção de paredes e estruturas, devido à sua robustez e durabilidade. No entanto, com o avanço das tecnologias, diversas alternativas surgiram, garantindo edificações seguras e de alta qualidade.

 

No conteúdo de hoje, vamos mostrar seis sistemas construtivos amplamente utilizados na construção civil. Assim, cada sistema possui suas vantagens e desafios específicos, e a escolha adequada depende das características do projeto, dos recursos disponíveis e das metas de sustentabilidade.

 

Leia também: Conheça mais sobre o Villa Real!

 

O que é um Sistema Construtivo na Construção Civil?

 

 

Um sistema construtivo na construção civil refere-se ao conjunto de técnicas, métodos e tecnologias usados para realizar a construção de edifícios, casas, infraestrutura e outros tipos de obras. Dessa forma, inclui a escolha dos materiais e o processo de execução, visando estabilidade, segurança, eficiência e durabilidade.

 

Tipos de Sistemas Construtivos

 

Aqui estão seis tipos de sistemas construtivos, destacando seus benefícios e principais características:

 

  • Steel Frame

 

O Steel Frame é um sistema construtivo a seco, baseado em uma estrutura de aço leve. Assim, perfis de aço galvanizado são montados para formar a estrutura principal, incluindo paredes, lajes e telhados, com fechamento geralmente realizado por placas de gesso acartonado (drywall) e cimentícias.

 

  • Alvenaria Convencional

 

A alvenaria convencional combina elementos estruturais de concreto armado moldados no local com paredes de fechamento construídas a partir de blocos cerâmicos.

 

  • Alvenaria Estrutural

 

Na alvenaria estrutural, os elementos estruturais (blocos de concreto) atuam também como vedação, suportando as cargas da edificação e fazendo o fechamento das paredes.

 

  • Parede de Concreto

 

As paredes de concreto atuam como elementos estruturais e de vedação. Dessa forma, a construção é realizada com concreto armado, moldado in loco com fôrmas especiais.

 

  • Concreto Pré-moldado

 

O sistema de concreto pré-moldado utiliza elementos estruturais fabricados fora do local da obra, como lajes e pilares, que são montados no canteiro.

 

  • Drywall

 

O Drywall dispensa o uso de concreto e água, utilizando perfis de aço galvanizado nos quais são parafusadas chapas de gesso acartonado pré-fabricadas.

 

Como escolher o Sistema Construtivo para a sua nova casa

 

Escolher o melhor sistema construtivo para a sua obra é uma decisão crucial que impacta custos, prazos, qualidade, sustentabilidade e desempenho. A saber, veja algumas dicas para ajudá-lo a fazer a escolha certa:

 

  • Defina os objetivos e critérios: Identifique as necessidades da sua obra, considerando durabilidade, custos, velocidade de construção e preferências pessoais; 
  • Analise as opções disponíveis: Compare suas necessidades com as opções de sistemas construtivos disponíveis; 
  • Avalie vantagens e desvantagens: Pondere os aspectos de cada sistema para evitar surpresas; 
  • Considere o contexto local: Verifique condições climáticas e disponibilidade de materiais. Além disso, busque mão de obra e regulamentações locais; 
  • Consulte especialistas: Busque suporte de profissionais desde o planejamento para escolher o melhor sistema; 
  • Analise custos: Considere não apenas os custos iniciais, mas também os operacionais ao longo da vida útil do edifício; 
  • Estude a legislação e normas: Verifique se o sistema escolhido atende às regulamentações locais; 
  • Priorize a sustentabilidade: Opte por soluções sustentáveis sempre que possível.

 

Leia também: Reserva São Paulo – Conheça mais sobre o loteamento!

 

C MUNHOZ

 

Em 1938, foi constituída a Cia Líder Construtora, empresa que se tornou, desde cedo, criadora de novos loteamentos e bairros. Uma ação pioneira de abertura do mercado da habitação própria para quem tanto dela precisava. A intensa atividade da Cia Líder Construtora, que se tornou Adiplan e hoje é C MUNHOZ, resultou na comercialização de milhares de lotes na cidade de São Paulo e em municípios circunvizinhos.Criar novos produtos para novos hábitos e fazê-lo da melhor forma, focado na renovação permanente. Essa é a essência que a C MUNHOZ se firma há mais de 80 anos.Os loteamentos nascem por concepção altamente profissionalizada, satisfazem desejos, realizam sonhos e encantam.

 

Trata-se da forma de servir clientes que a empresa conhece e se incumbe a cada etapa do projeto. As expressivas marcas alcançadas e a satisfação de seu público são o cerne de todas as atividades executadas pela C MUNHOZ. Esse princípio, aliás, está expresso no conceito da marca: o que faz, faz melhor. Acesse nosso site, Facebook e Instagram para conhecer mais sobre a C MUNHOZ. 

Compartilhe: