Ventilação, luz solar e mais: veja seis dicas de como planejar uma casa ideal

O sonho de ter a casa dos sonhos vai muito além de fechar o contrato da compra do lote e esperar pela entrega do novo lar. Para ter a casa ideal é preciso se planejar — além das finanças — e se atentar para alguns detalhes antes da obra, ainda na elaboração das plantas da casa com o seu engenheiro ou arquiteto, para planejar uma casa perfeita.

Leia também: Conheça materiais ecológicos para construir sua nova casa

Incidência solar

Nessas conversas com o profissional que está cuidando do projeto da sua casa é preciso estudar com cuidado sobre a posição em que os cômodos estarão posicionados, pensando na incidência solar. Isso porque, no hemisfério sul, a face voltada para o norte é a que recebe a maior parte da insolação diária. Enquanto que a leste recebe o sol da manhã, a oeste o sol da tarde e a sul é a menos iluminada pela luz do dia.

Por isso, o recomendável é que os quartos estejam voltados para o lado leste, já que são os que recebem o sol no período da manhã até o meio dia. Já o lado oeste costuma ser um dos mais problemáticos, porque recebe a luz do sol do período mais forte do dia. Então, o aconselhável é deixar a varanda nesse lado da casa, já que é utilizada em momentos pontuais.

Por fim, a parte sul é aquela que menos recebe radiação solar ao longo do ano, sendo o local menos quente da casa e onde pode ficar a lavanderia, por exemplo.

Ventilação natural

A ventilação natural também é uma boa aliada para quem mora em lugares quentes e úmidos. Ao pensar cuidadosamente sobre onde posicionar uma janela, os gastos domésticos com eletricidade podem ser economizados, já que ventiladores e ar-condicionados serão ligados somente quando necessário.

Uma boa técnica que ajuda na circulação de ar é a instalação de vãos como portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes, na orientação dos ventos locais.

Banheiro nas áreas de uso comum    

Na hora de elaborar o layout de uma casa nova é preciso pensar onde colocar o banheiro. É muito comum ver casas em que o banheiro tem vista para áreas de uso comum, ou seja, de frente para a sala ou cozinha. O mais adequado é que ele fique próximo aos quartos, em um corredor. Dessa forma, seu banheiro garante a privacidade e evita desconfortos para os visitantes.

Leia também: Confira as vantagens de investir na construção de uma casa nova

Cômodos sem paredes

Muitas casas novas utilizam móveis e objetos para separar os cômodos. A ideia é mais prática, barata, já que não tem custos para levantar paredes, e dá a sensação de um espaço maior. O “truque” é super recomendável para casas pequenas. Porém, lugares mais amplos também ganham com a inovação.

Disposição dos móveis

A fase do projeto da casa também é uma ótima oportunidade para planejar a disposição dos móveis nos cômodos e esboçar onde o sofá, o painel da TV, etc. ficarão posicionados. Ao fazer um bom planejamento com um arquiteto ou engenheiro é possível potencializar os espaços e já se precaver de incômodos como a falta de espaço para circulação.

C MUNHOZ

Em 1938, foi constituída a Cia Líder Construtora, empresa que se tornou, desde cedo, criadora de novos loteamentos e bairros. Uma ação pioneira de abertura do mercado da habitação própria para quem tanto dela precisava. A intensa atividade da Cia Líder Construtora, que se tornou Adiplan e hoje é C Munhoz, resultou na comercialização de milhares de lotes na cidade de São Paulo e em municípios circunvizinhos.

Criar novos produtos para novos hábitos e fazê-lo da melhor forma, focado na renovação permanente. Essa é a essência que a C Munhoz se firma há mais de 80 anos.

Os loteamentos nascem por concepção altamente profissionalizada, satisfazem desejos, realizam sonhos e encantam. Trata-se da forma de servir clientes que a empresa conhece e se incumbe a cada etapa do projeto.

As expressivas marcas alcançadas e a satisfação de seu público são o cerne de todas as atividades executadas pela C Munhoz. Esse princípio, aliás, está expresso no conceito da marca: o que faz, faz melhor. Acesse nosso site e conheça mais sobre a C Munhoz.



  • Primeiro acesso ? Crie uma conta



  • Primeiro acesso ? Crie uma conta